terça-feira, 16 de setembro de 2014

Avançando para águas mais profundas




Jesus, subindo em uma barca, pede a um grupo de pescadores que avancem para águas mais profundas é lancem novamente suas redes e eles, já cansados argumentam que ali não há peixes. Mas diante da insistência de jesus os homens (apóstolos) resolvem atendê-lo e veem suas redes se encher de peixes. 
Lucas 5 1-11

1 Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus. 2 Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, - pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -, 3 subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. 5 Simão respondeu-lhe: Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede. 6 Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia. 7 Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo. 8 Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. 9 É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito. 10 O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. 11 E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram. 

Aprofundar-se no mistério de Deus na nossa história pessoal é um pedido que Jesus nos faz e nos , mesmo não sabendo onde isso nos levará, sabemos que somos conduzidos a algo maior. Jesus ao caminhar conosco vai se revelando em nossas vidas em pequenos detalhes ou em grandes graças, nos capacitando e nos sustentando para que também possamos revelá-lo a outras pessoas, a sermos nós pescadores de homens dos dias atuais.
Quando Jesus nos convida a darmos passos a frente precisamos estar dispostos a nos descamar. Tal como uma cebola retirarmos as camadas que nos impede de seguir o que ele nos pede. Precisamos ser obedientes a doce voz de Maria quando disse nas bodas de Caná: “fazei o que ele vos disser”. O pecado nos aprisiona e o perdão nos liberta.
Deus não nos criou para sermos instrumentos úteis na mão do maligno que age nos convencendo de que não somos dignos ou nos enchendo de orgulho e nos fazendo crer que somos muito dignos. Precisamos nos reconhecer necessitados de Deus, reconhecer nossas misérias. Deixem-se se usar pelo senhor, sendo portador de seu amor e de sua palavra.
Precisamos distinguir que a sabedoria de Deus não é a mesma sabedoria dos homens. São Paulo descreve os sábios conforme o que o mundo prega, é aquele que alcança sucesso, fama, fortuna, prazer, poder e nos aconselha que nos reconheçamos insensatos para nos tornar sábios de verdade. Essa regra vale tanto para nós, como para as pessoas a quem idolatramos, seja por sua sabedoria, seja por sua beleza ou a quem aplaudimos pelos seus dons.
Deus precisa de nós para realizar o Seu plano de Salvação em Jesus Cristo. Para isso, Ele está atento aos nossos movimentos, conhece as nossas necessidades e também aproveita os momentos em que estamos parados, isto é, desanimados . Jesus se manifesta na nossa vida de uma maneira muito coerente com o que Ele deseja realizar em nós e por nosso intermédio. Ele vem a nós quando estamos no posto do nosso trabalho ou na lida da nossa casa, passando por algum sofrimento ou enfrentando situações difíceis. Para cada um de nós Ele usa uma metodologia diferente. O importante, é que Ele precisa de nós do jeito que somos e do modo como vivemos. Foi assim que Ele se aproximou de Simão e de André seu irmão, fez um milagre na sua vida e, depois os convidou para serem pescadores de homens. A Palavra de Jesus se cumpriu e aqueles pescadores reconheceram o Seu poder. A nossa garantia também é a Sua Palavra que se cumpre, conforme o nosso acolhimento. Por isso, a mensagem desse Evangelho nos motiva a nunca desistir e sempre tentar novamente sabendo que Jesus está perto e pode orientar a pesca da nossa vida. Ele nos ilumina com o Seu Espírito e nos dá a segurança para que nunca percamos a esperança. 
Avançar para águas mais profundas significa para nós, buscar mais conhecimento de Deus, da Sua Lei, dos Seus ensinamentos, dos Seus decretos. Quanto mais mergulharmos no Evangelho, nas Escrituras, mais encontraremos respostas para os nossos questionamentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário